quinta-feira, 13 de agosto de 2009

GRUPOS DE ESTUDO


GRUPO DE ESTUDO DE BION
Formado por sócios do Cepsc, em andamento desde 2004, visa estudar em grupo ou individualmente textos da obra do autor, periodicamente ocorre um encontro coordenado por um psicanalista convidado membro da SPPA, objetivando a integração dos conhecimentos.


GRUPO DE ESTUDO WINNICOTT
Formado por sócios do Cepsc, visa estudar em grupo ou individualmente textos da obra do autor. O grupo tem encontros quinzenais na sede do Cepsc, semestralmente há um encontro coordenado por um psicanalista convidado, membro da SPPA, objetivando a integração dos conhecimentos


GRUPO DE ESTUDOS PSICANÁLISE E CULTURA
Este grupo de estudos tem o intuito de estudar temas relativos a cultura geral, temas que sem dúvida permeiam a atividade de um psicoterapeuta. É um exercício do "pensar psicanalítico" sobre a cultura geral. O primeiro tema a ser estudado é do sociólogo polonês Zygmunt Bauman e a obra Amor Líquido, sobre a fragilidade dos laços humanos. Posteriomente, há a intenção deste grupo estudar os Mitos.


GRUPOde DISCUSSÃO DE CASO CLÍNICO
Este grupo é formado por profissionais do CEPSC que reúnem-se para a discussão de casos clínicos , sendo esta uma rica oportunidade de estudo e troca entre os profissionais.



GRUPOS DE ESTUDOS NOÇÕES BÁSICAS DA TEORIA PSICANALÍTICA/p>
Os grupos de estudos para estudantes tem sido uma atividade do CEPSC desde a sua fundação e têm por objetivo introduzir aos estudantes o estudo da teoria psicanalítica.
As Conferências Introdutórias Sobre Psicanálise constituem um texto privilegiado para quem quer travar conhecimento desta disciplina, uma vez que foram inicialmente proferidas pelo fundador da Psicanálise na Universidade de Viena, nos anos de 1915 a 1917. Com a finalidade de divulgar os princípios da nova disciplina, Freud fez uma série de vinte e oito conferências. Nos propomos a estudar oito delas, que consideramos, trazem os pontos mais centrais para um primeiro contato com esta teoria

CEPSC - FPOLIS/SC telefone:(48) 3223-6422





Um comentário:

Psicóloga Katia Mafra - CRP 12/12030 disse...

ACHEI BEM INTERESSANTE ESTES GRUPOS DE ESTUDO. ACHO IMPORTANTE UM MOVIMENTO PARA FAZERMOS ALGO PARECIDO OU PARTICIPAR DESTES, CADA QUAL NA LINHA DE SEU INTERESSE.APESAR QUE AINDA ESTAMOS PREMATUROS NA PSICOLOGIA, E DEVEMOS SIM, OLHAR CADA ABORDAGEM, E CONHECÊ-LA, PARA ENFIM ESCOLHER A QUE MAIS SE IDENTIFICA!!!!
BJINHOS