quarta-feira, 24 de novembro de 2010

"Psicólogos Transgênicos" no orkut

Quando surgiu nos EUA, em 2004, a rede de relacionamentos ORKUT, tornou-se a maior “febre” principalmente entre brasileiros. O site em questão viabiliza encontro de pessoas com interesses em comum, reencontro de antigos amigos, fóruns e comunidades focadas nas mais diversificadas temáticas e categorias,


sejam grupos musicais, arte e cultura, profissões, ideologias, gostos pessoais. O pior dos profissionais da área da psicologia também estão presentes no orkut divulgando serviços dos quais os mesmos não estão habilitados.

Para o desespero do GreenPeace, surgiram os grãos geneticamente modificados, conhecido como transgênicos (...mas essa não é minha área de conforto). Em relação à Classe dos Psicólogos brasileiros surge a nova praga virtual na área Científica: os “Psicólogos Transgênicos”.

Quem são os “psicólogos transgênicos virtuais”?
São uma espécie de recém-formados (e desinformados) com suas práticas psicológicas pra lá de duvidosas alterando e burlando qualquer Regulamento, Legislação imposta pelo Conselho Federal e Regional de Psicologia, sem um mínimo de responsabilidade ética e social. Geralmente montam páginas eletrônicas na Internet do dia pra noite, como por exemplo, blogs, hospedam seus sites em provedores gratuitos e/ou pagos e fazem sua divulgação e autopromoção pessoal em diversos fóruns do orkut, conhecido como o spam (mensagens publicitárias não solicitadas). É isso que esses “profissionais psicólogos transgênicos virtuais” estão fazendo sem a mínima noção de ética e bom senso. Afrontam Regimentos, Resoluções e o Código de Ética do Profissional Psicólogo. A grande parte deles são acadêmicos, recém-formados em Psicologia interessados na autopromoção pessoal.

“Psicólogos Transgênicos” costumam abrir, moderar e abrir tópicos em dezenas de comunidades, criam perfil FALSO no ORKUT promovendo seus blogs, sites pessoais e/ou serviços não qualificados prestados por eles. Os mesmos se cadastram em diversos fóruns, principalmente comunidades relacionados à problemas comportamentais, aonde é possível encontrar clientes em potencial, ou seja, esses “psicólogos” se aproveitam da fragilidade dos internautas participantes dos fórum para atendê-los online. Aliás, esses “profissionais” recebem sugestões de amigos e idéias aonde os mesmos possam divulgar seus blogs e sites pessoais sobre as orientações psicológicas online em fóruns sobre problemas amorosos, depressão, transtornos alimentares, principalmente fóruns de preconceitos religiosos e sociais. Isso é praxe!

É mais fácil identificarmos um “Psicólogo Transgênico” do que um grão geneticamente modificado escondido em sacas e toneladas de cargas... diga-se de passagem... as duas coisas fazem mal à sua saúde. Identificar um profissional de credibilidade do outro que é uma fraude, basta aprendermos separar o grão saudável do intragável.

Vamos aos fatos: essa terminologia “Psicólogos Transgênicos Virtuais” (ou “Psicólogos Piratas”) foi adotada para ajudar aos orkuteiros de plantão (freqüentadores do ORKUT) dos quais são as maiores vítimas desses “psicólogos”. Primeiramente nós psicólogos NÃO FAZEMOS PUBLICIDADE NO ORKUT, QUANTO MAIS SPAMS EM DIVERSOS FÓRUNS REFERENTES À PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE ORIENTAÇÃO PSICOLÓGICA ONLINE OU PRESENCIAL, MUITO MENOS MODERAMOS FÓRUNS VINCULADOS ÀS ORIENTAÇÕES PSICOLÓGIAS ONLINE.

Não é difícil achar “psicólogos” e aventureiros praticando orientações psicológicas online, orientação vocacional e terapias sexuais no orkut sem devida habilitação e Selo eletrônico de Credenciamento do Conselho Federal de Psicologia, seja dentro ou fora do ORKUT.

Alguns “psicólogos transgênicos” se intitulam “Doutores” para dar mais crédito à sua prestação de serviço do qual só possui título de graduação ou nem mesmo a conclusão da faculdade de psicologia exigida pelo MEC para exercer a Profissão de Psicólogo. Outros nem mesmo fazeram faculdade de psicologia e estão se beneficiando (e muito) da prática ilegal.

Devido a impunidade dos sites que prestam tais serviços ilegais de psicologia, a tendência dos serviços de orientação online já é banalizado devido a falta de fiscalização e demora no processo para punição desses “Psico-Transgênicos”. Existem diversos blogs e sites de procedência duvidosa que fazem suas autopromoções pessoais e publicidades ilegais no ORKUT, deturpando a profissão Psicologia. Psicólogo não faz autopromoção e não presta serviços por meios de scraps no ORKUT, muito menos abrem comunidades na rede de relacionamentos. ORKUT é entretenimento. Não é ambiente de trabalho muito menos setting terapêutico.

Quero frisar que não é ilegal a participação de psicólogos em comunidades, nem a aquisição de perfil na rede de relacionamentos do Orkut. A falta de ética está na autopromoção pessoal por meio de spam em comunidades, bem como a habilitação de perfis falsos.

Com tantos “psicólogos transgênicos” espalhados no orkut, logo teremos clientes reais (embora virtuais) desacreditados na qualidade da prestação de serviços de psicologia no Brasil, e o pior: ao invés de obtermos melhoras na qualidade de vida da população inseridos na cibercultura, vamos obter “melhoras e resultados terapêuticos transgênicos”. Essas pragas de “psicólogos transgênicos” plantadas nos hectares cibernéticos são (e serão) uma epidemia nas veias da Rede Mundial de Computadores unidos na depredação da qualidade dos serviços de orientações psicológicas online realizados por profissionais competentes a título nacional e por que não dizer a título mundial? Já que estamos falando de um mundo sem fronteiras.

Se algum “psicólogo” divulgar serviços de orientação psicológica online no orkut, em fóruns e comunidade com a prática de spam, desconfie... ou melhor... denuncie!

Uma coisa é certa: quem planta vento, colherá tempestade e no mínimo um processo ético.

Autor: Márcio Roberto Regis (CRP 08/10156)
Editor-Chefe do Portal de Psicologia Atlaspsico
Bacharel e Psicólogo formado pela Universidade Tuiuti do Paraná
Email: atlaspsico@atlaspsico.com.br – cel.: 41.9917.4556

Nenhum comentário: