sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Amigos como aliados no combate ao estresse

Hoje vou falar sobre formas de enfrentamento ao estresse usando reforçadores que estão muito perto de nós: "os amigos".

Entre muitas leituras, uma em especial me chamou a atenção, ela fora extraída da palestra realizada na Stanford University em Palo Alto - Califórnia, acerca da conexão Mente-Corpo.

O palestrante (Chefe da psiquiatria da Stanford) afirmou, entre outras, que uma das melhores coisas que o homem poderia fazer pela sua saúde era estar casado com uma mulher. Já para a mulher, uma das melhores coisas que ela poderia fazer pela sua saúde, era nutrir a relação com as amigas. Na hora, todos os presentes deram risadas, mas ele falava isto baseado em pesquisas.

As mulheres se conectam de forma diferenciada e oferecem sistemas de apoio que ajudam à lidar com o estresse e experiências de vida adversas. Este tempo com amigas favorece o aumento do nível de serotonina (neurotransmissor que auxilia no combate a depressão e que pode vir a criar um sentimento de bem estar geral).

É geracional, cultural, as mulheres compartilham seus sentimentos, e os homens, muitas vezes, formam relações a partir de suas atividades. Eles raramente sentam com um amigo e discutem suas emoções ou problemas na vida pessoal.

As mulheres dividem suas inquietações com amigas, irmãs, mães e evidentemente isso faz bem à saúde. Estes "desabafos" geram uma sensação de alívio que acabam por auxiliar prováveis conflitos, amenizando comportamentos disfuncionais acumulados pela tensão.

Enfim, podemos assim dizer que existem muitas formas de atenuar o estresse e a ansiedade, seja falando de seus problemas com o outro, como prestando especial atenção àquilo que faz bem.

Que tal unir as duas coisas?

Vale a reflexão!

Psicóloga Katia Mafra - Consultório Terapêutico
Clínica e Organizacional
(48) 99714407

Fpolis/SC

Nenhum comentário: