quinta-feira, 8 de maio de 2008

AMIZADE

...........O Pequeno Príncipe*

Andando, o principezinho encontrou um jardim cheio de rosas. Contemplou-as...eram todas iguais à sua flor.E deitado na relva, ele chorou...E foi então que apareceu a raposa.
- Vem brincar comigo, propôs o principezinho. Estou tão triste...
- Eu não posso brincar contigo, disse a raposa. Não me cativaram ainda.
- Que quer dizer "cativar" ?
- É uma coisa muito esquecida. Significa criar laços...Tu não és ainda para mim senão um garoto inteiramente igual a cem mil outros garotos. Eu não tenho necessidade de ti e tu não tens necessidade de mim. Não passo a teus olhos de uma raposa igual a cem mil outras raposas. Mas se tu me cativas, teremos necessidade um do outro. Serás para mim, único no mundo. E eu serei para ti, única no mundo. Minha vida será como que cheia de sol. Conhecerei um barulho de passos que será diferente dos outros. O teu passo me chamará para fora da toca, como se fosse música. A gente só conhece bem as coisas que cativou.
- Que é preciso fazer? perguntou o principezinho.
- É preciso ser paciente. Tu te sentarás primeiro um pouco longe de mim. Eu te olharei com o canto do olho e tu não dirás nada. A linguagem é uma fonte de mal- entendidos. Cada dia te sentarás mais perto...Se tu vens por exemplo, às quatro da tarde, desde às três, eu começarei a ser feliz. Quanto mais a hora for chegando, mais eu me sentirei feliz. Às quatro horas, então, estarei inquieta e agitada: descobrirei o preço da felicidade!Assim o principezinho cativou a raposa. Mas, quando chegou a hora da partida, a raposa disse:
- Ah! Eu vou chorar...a gente corre o risco de chorar um pouco, quando se deixou cativar. E acrescentou:
- Vai rever as rosas. Tu compreenderás que a tua, é a única no mundo. É simples, o segredo: só se vê bem com o coração. O essencial é invisível para os olhos. Foi o tempo que perdeste com tua rosa, que fez tua rosa tão importante. Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas. Tu és responsável pela rosa...
- O essencial é invisível para os olhos, repetiu o principezinho, a fim de se lembrar...
" Os homens do teu planeta, disse o principezinho, cultivam cinco mil rosas num mesmo jardim...e nunca encontram o que procuram...E no entanto, o que eles buscam poderia ser achado numa só rosa, ou num pouquinho d'água...Mas os olhos são cegos. É preciso buscar com o coração..."
(Antoine De Saint- Exupéry)


O texto (Amigos) postado pela colega Iara, logo abaixo, me fez relembrar os momentos da minha vida com os amigos, e principalmente o hoje! Dia de meu aniversário!Eu sei da importância de se ter e valorizar os amigos...hoje eu tive mais uma prova disto!!!!! Porque não estava bem para comemorar meu aniversário, mas foram tantas palavras de carinho e amizade, mesmo dáqueles que estão entrando na minha vida agora (vocês), quanto os meus antigos e grandes amigos de caminhada! Se não fossem por eles, não sei como estaria com a ausência de meu pai! Foi a força deles que me impulsionou para frente e me levou em seus colos quando tive sem pernas para continuar! Agradeço todos...e digo, e repito, "são os amigos, nosso grande tesouro"! Cative! Pois tu te tornas eternamente responsável por aquele que cativares...cuide dele com carinho...cultive...e acima de tudo: ame!!!

Katia Mafra

3 comentários:

Allison Ambrosio disse...

Passou despercebido para mim esse teu dia. Não sabia. Me desculpe e, com um pouquinho só de atraso, receba os meus parabéns!

Sempre gosto de fazer duas perguntas à um aniversariante. Portanto, la vai:

1 - O que você tem para comemorar, do ano que se passou?

2 - Qual é o sonho que você pretende perseguir, para o novo ano de vida que começou para você?

Toda a felicidade do mundo para você e sua família!

Que Deus te abençoe ricamente!

Happy Birthday to you, happy birt...

Iara disse...

eu tambem naum sabia mas...FELIX ANIVERSARIO
as vezes a vida nos prega pessas que é dificil de aguentar, mas vc eh forte, e nda cm um dia dpois do outro.
q bom q gostou do meu texto, e eu tbm gostei mto do seu
qndo precisar... eu to sempre sentada lah na frente.. no canto da direita, hehe. eh soh chamar
bjoss
felix aniversario e td td td d melhor

Anônimo disse...

PARABÉNS PARA A KATIA FURAÇÃO!!!

A "coroa" nota 10 que luta até capoeira!!!

=p
minha testa tá doendo...heheh

Beijão