quinta-feira, 1 de maio de 2008

SOMOS TODOS EGOCÊNTRICOS


Esqueça seus preconceitos: a ciência já sabe que há um lado bom no comportamento egoísta. Se não fosse ele, muito provavelmente não gostaríamos de mais ninguém


Ada Brunstein

Confira a seguir um trecho dessa reportagem que pode ser lida na íntegra na edição da revista Galileu de maio/2008.


Você é narcisista ou egotista? (Não confunda egoísta com egotista, "quem tem sentimento exagerado do seu eu", segundo o "Aurélio", o famoso "eu me amo") Se for um dos dois, provavelmente está achando que esta matéria é sobre você. Se não, preste atenção do mesmo jeito: você pode descobrir que vem iludindo a si mesmo. Vários experimentos psicológicos estão revelando como todos somos incrivelmente egocêntricos.
Vejamos um estudo concebido para diagnosticar como decidimos se alguém é digno de confiança. Lisa DeBruine, da Universidade de Aberdeen (Reino Unido), conseguiu voluntários para participar de um jogo online no qual tinham de decidir se confiavam ou não em outro participante com quem deveriam dividir uma determinada quantia em dinheiro. Tudo o que tinham para tomar a decisão era uma foto.
Os voluntários receberam imagens de estudantes de outra universidade e também viram fotos que DeBruine havia manipulado eletronicamente para incorporar características dos rostos dos próprios voluntários. As manipulações eram sutis o bastante para que eles não as percebessem, mas, mesmo assim, o resultado foi impressionante. Não há dúvida: os voluntários confiaram muito mais nos rostos que pareciam com os seus. Se tal constatação não lhe faz pensar em amor próprio, considere o seguinte: outro estudo descobriu que a maioria das pessoas fica atraída sexualmente por imagens delas mesmas modificadas como alguém do sexo oposto.


Nenhum comentário: