segunda-feira, 19 de maio de 2008

Folha sabatina Contardo Calligaris

da Folha de S.Paulo

18/05/2008

A Folha sabatina depois de amanhã (terça-feira) o psicanalista Contardo Calligaris, colunista do jornal. As inscrições para participar do evento já estão encerradas.
A sabatina será realizada das 11h às 13h no Teatro Folha (shopping Pátio Higienópolis, avenida Higienópolis, 618, 2º piso, São Paulo). Calligaris será entrevistado por Marcos Augusto Gonçalves (editor licenciado da Ilustrada), Cleusa Turra (diretora de revistas da Folha), Marcos Flamínio Peres (editor do Mais!) e Ivan Finotti (editor do Folhateen).
Autor de diversos livros clínicos, Calligaris lançou neste ano sua primeira obra de ficção: "O Conto do Amor" (Companhia das Letras, 2008). O romance narra a história de um italiano que vive em Nova York e decide voltar para seu país de origem para "decifrar" uma conversa que teve com o pai, pouco antes de ele morrer.
Colunista da Folha desde 1999, o italiano Contardo Calligaris nasceu em Milão, em 1948. Estudou em Genebra e Paris antes de se mudar para o Brasil, em 1985.
Calligaris obteve doutorado em psicopatologia clínica pela Université de Provence (França), onde defendeu a tese "A Paixão de Ser Instrumento", um estudo sobre a personalidade burocrática. Já foi professor da Universidade da Califórnia, em Berkeley, na cadeira de antropologia médica, e professor de estudos culturais na New School University de Nova York.
Ele será o terceiro entrevistado no ciclo de sabatinas da Folha neste ano. Antes, foram sabatinados o ministro da Educação, Fernando Haddad, e o deputado federal Ciro Gomes (PSB-CE).

Um comentário:

Psicóloga Katia Mafra - CRP 12/12030 disse...

Essa informação foi enviada pelo coordenador da psicologia Rafael Villari